Resumo do livro Concentração do autor Mouni Sadhu
- Eduardo Mucaji
- 30 de jan. de 2021
- 4 min de leitura
Atualizado: 9 de jul. de 2021
Esta foi a minha escolha para abrir o ano, a necessidade de ter maior domínio sobre a mente, estar mais focado e melhorar a produtividade, levaram-me a esta experiência e hoje trago para vocês os pontos mais alto da leitura.

Sobre o Livro
Concentração é um livro escrito por Mouni Sadhu em 1959 e se propõe ser um guia prático para conseguir a paz interior, saúde perfeita e sucesso na vida através do poder mental.
O autor ensina a aplicação geral dos poderes da mente no dia-a-dia, com concentração mental e meditação. O livro aborda a origem e a utilidade da concentração, a diferença entre os métodos orientais e ocidentais da prática da concentração, as técnicas de concentração e conta com uma gama de exercícios práticos de concentração.
Sobre o autor
Mouni Sadhu, pseudónimo de Mieczyslaw sodowski, foi um místico Polonês e autor da trilogia Dias de Grande Paz, Concentração e Samadhi: A supremacia do futuro. O nome Mouni Sadhu significa "Silêncio" (Mouni) e "Homem santo" (Sadhu), em Sânscrito (língua ancestral da Índia).
Para quem é indicado o livro?
O livro é indicado a todo aquele que possui o desejo de obter o máximo de possibilidades, de adquirir a paz mental e aumentar a força de vontade, aumentar e foco e reduzir o estresse e ansiedade. Segundo o próprio autor, "o livro é indicado a todo aquele que sabe o que deseja".
Principais ideias do livro
A mente do homem está repleta de pensamentos e por isso o indivíduo é extremamente fraco, se em lugar desses inúmeros pensamentos inúteis, permanecer um único, ele será o poder em si mesmo e terá grande influência sobre seus pensamentos.
A mente é um conjunto de pensamentos, é a reunião dos pensamentos que já tivemos, dos pensamentos que temos agora e dos pensamentos que virão à nossa consciência.
O verdadeiro poder da concentração mental não é apenas a habilidade de dirigir e manter toda a atenção focalizada em algo, mas sim a capacidade de fazer parar a máquina pensante e observá-la enquanto parada.
O principal obstáculo a concentração é a falta de controlo da natureza emocional do homem.
Visão geral do livro
O autor começa por abordar como a aplicação do poder do pensamento concentrado no dia-a-dia é benéfico e reconhecido por todos, porém, uma pessoa normal não usa esse poder da melhor forma, nem sequer usa uma fração desse poder. Quando estamos concentrados, nossas mãos nos obedecem e executam exactamente o movimento exigido, nem sequer pensamos no assunto e trabalhamos sem nos preocuparmos, sabendo que as mãos em dado momento farão precisamente o que desejamos.
O autor adota um estilo provocativo e nos trás questões como “você é capaz de afirmar, com plena certeza que pensa sempre quando quer e só no que realmente quer e que, portanto, sabe de onde os seus pensamentos surgem?”.
A prática da concentração oferece-nos a possibilidade de dominar não só os efeitos mas também as causas dos nossos pensamentos, a concentração nos eleva acima dos nossos pensamentos e sentimentos.
Segundo o autor, a chave para o êxito na prática da concentração é a atitude interna, a capacidade de observarmos profundamente as coisas, a sua sequência e a relação connosco. Nossa atitude é análoga ao que realmente somos.
Sobre os métodos, o autor esclarece a diferença entre a tradição Oriental e a Ocidental, mas que ambas possuem o mesmo e único alvo. Para os Orientais a mente está antes do coração, porque a concentração é o meio usado para chegarmos ao que desejamos. Para os Ocidentais, o coração antecede a mente, ou seja, tem primazia o sentimento e a moral do homem.
Quanto a prática, o livro apresenta muitos exercícios de concentração, são 5 séries com um total de 18 exercícios. A execução é gradual e só se deve passar para o exercício seguinte quando tivermos os resulta dos desejados do exercício anterior. Entretanto, o autor ensina algumas técnicas preparatórias para os exercícios e são fundamentais para o sucesso que se pretende atingir.
Aqui vão algumas técnicas:
Tenha um local apropriado para os exercícios, bem como um horário em que ninguém o poderá interromper.
Sente-se numa cadeira ou banco não estofado, numa posição confortável em que se possa manter por várias horas (se necessário).
Respire de forma natural e fácil, não se foque na respiração.
Focaliza mentalmente as cores, estas têm influência estimulante sobre a nossa percepção astral e mental:
- Rosa-Avermelhado: levanta a energia, estimula o estado de vigília e afasta o sono.
- Laranja: estimula e purifica. Usado como o Rosa-Avermelhado.
- Verde: auxilia o relaxamento, evita a tensão, diminui a curiosidade e a ansiedade.
- Azul: similar ao verde. De uso menos frequente.
- Amarelo: o estímulo é mais sútil que o laranja.
- Violeta: purifica, eleva o espírito e o desprendimento de interesses inúteis.
- Branco: síntese de todas as cores.
5. Tenha por perto um relógio com mostrador de segundos que possa ser visto com facilidade.
6. Pratique diariamente.
Como me beneficiar da leitura desse livro?
Se você é praticante ou tem interesse em Mindfulness este livro certamente será muito benéfico para si. As técnicas e exercícios desse livro ajudam a melhorar a concentração e o foco, e fazer escolhas mais consciente. Pessoalmente adicionei a leitura desse livro como complemento à prática de Min
dfulness, com o objectivo de desenvolver o auto-controle, redução do estresse e ansiedade, melhoria do foco e da produtividade.
É para dizer… Recomendooo!
O que achou? Partilhe! Deixe um comentário!
Bình luận